
O AR QUE RESPIRAMOS
Você já parou para pensar no ar que sua criança respira?
Mais de 90% das crianças do mundo respiram ar poluído por causa da queima de combustíveis fósseis. Como mães, queremos legar um planeta mais saudável para nossos filhos e filhas. Esta página é nosso meio para somar forças na COP 30.
O primeiro ato de cuidado é garantir o ar limpo.
Nosso vilão se chama Material Particulado Fino (PM2.5), o inimigo invisível que ameaça a saúde de sua família.
A poluição atmosférica é um problema de escala global com um impacto assustadoramente pessoal. O ato mais simples e vital – respirar – se tornou a maior ameaça de saúde do nosso tempo.
O ar que entra nos pulmões dos nossos filhos é a medida mais urgente da crise: 90% das doenças associadas às mudanças climáticas são sofridas por crianças com menos de 5 anos de idade.
Para garantir um futuro próspero para a próxima geração, precisamos parar de queimar petróleo, carvão e gás, e fazer a transição para energia eólica e solar — de forma justa e inclusiva. Precisamos proteger nossas florestas e deter o desmatamento.

O DANO INVISÍVEL
Por serem microscópicas, as partículas tóxicas (PM2.5) penetram profundamente no sistema respiratório e causam problemas de saúde
Pesquisas globais confirmam que a exposição crônica à poluição pode danificar cada órgão e célula do corpo, do sistema nervoso ao cardiovascular. E nossos filhos pequenos são os humanos mais vulneráveis, porque ainda estão em desenvolvimento.
Como a Maternidade pode transformar a Crise Climática?
Entendemos que a urgência de agir pelo planeta nasce do instinto mais profundo de proteger. As mulheres também estão entre as mais vulneráveis aos impactos da crise, especialmente as mães que cuidam de si e de seus filhos em ambientes mais expostos. No entanto, é dessa vulnerabilidade que nasce a força mais transformadora.
No mundo, somos mais de 2 bilhões de mães. E os estudos sobre Justiça de Gênero e Ação Climática mostram um contraste impressionante: se por um lado as mulheres são as mais atingidas, por outro, quando recebem o apoio e o espaço necessários, elas se tornam as agentes mais eficazes na implementação de soluções.

Delegação das Mães na COP30, em Belém
As Mães pelo Clima estarão junto com Our Kids' Climate e outras organizações na COP30, em Belém.
A COP30 deve ser o momento crucial em que os países transformem em ações concretas a intenção de abandonar o petróleo, o gás e o carvão, expressa desde a COP28. Isso pode ser feito ao estabelecerem, finalmente, um processo que permita aos governos coordenar a eliminação gradual dos combustíveis fósseis em nível global.

O CAMINHO DA REGENERAÇÃO URBANA
O cuidado com o ar limpo exige uma ação em escala, que começa em casa e se amplifica nas políticas públicas. A solução é a Regeneração Urbana
Organizações como a C40 Cities mostram que as cidades mais saudáveis investem na criação de Zonas de Ar Limpo (ZAL), que priorizam as pessoas em detrimento dos veículos mais poluentes. O movimento por um ar mais limpo é um movimento por cidades mais justas, inclusivas e seguras para os pequenos.
Por onde você começa a agir?
As Mães pelo Clima e o Our Kids' Climate lhe convidam a cobrar e apoiar ações em sua comunidade:
-
Que tal apoiar Transporte Zero Emissão na sua cidade?
-
Ou trocar o carro pela Mobilidade Ativa (caminhada/bike)?
-
Você cobra Saúde Preventiva na sua região, reduzindo a exposição tóxica?
Preparamos também um meio para você começar dentro de casa...
Para apoiar mães, pais, cuidadores e educadores nessa jornada de conscientização e ação, Clarissa Canova, fundadora das Mães pelo Clima, desenvolveu um recurso educativo: o livro infantil "O Ar que Respiramos: Francesco e os Guardiões da Natureza".
O livro não se foca no medo, mas na resiliência e no propósito. Através da história de Francesco, que aprende a transformar a preocupação em gestos simples de regeneração, ele convida as famílias a praticarem o protagonismo climático em seu cotidiano. O livro traz ilustrações de Karin Feller, teve coordenação editorial de Carol Duarte e publicação da Editora Casa Flutuante.
O lançamento oficial do livro será na COP30, no dia 12 de novembro de 2025! Acompanhe as redes das Mães pelo Clima para saber as novidades sobre eventos de contação do livro em Belém e em outras cidades pelo Brasil!
Uma ferramenta de conscientização para filhos e famílias

Informação importante: Esta obra ainda não está à venda. A primeira edição teve uma tiragem de 500 unidades, as quais estão sendo distribuídas gratuitamente na COP30, e em escolas e eventos por todo o Brasil graças ao apoio de patrocinadores.
